É com alguma emoção e nostalgia por parte dos nossos participantes que a academia I Love We está a chegar ao fim. Com as despedidas a serem feitas ao longo do dia, aproveitando todos os momentos para escrever dedicatórias nos blocos de notas ou nas camisolas, tirando fotografias e partilhando abraços, os nossos participantes tentaram ao máximo tirar proveito dos momentos que tinham para criar mais recordações para o futuro.

Chegámos à ESEC e nos claustros teve lugar a apresentação dos cursos de Comunicação Social e de Comunicação e Design Multimédia, que ficaram a cargo dos docentes Gil Ferreira e Ricardo Rodrigues. As apresentações deram-nos a conhecer as ofertas formativas das licenciaturas, as saídas profissionais que estas proporcionavam e um pouco do percurso ao longo dos anos, incluindo estágios que são possíveis fazer durante a sua frequência.

 

DSC 2013

 

Seguiu-se então um momento aguardado muito aguardado, que foi a visita ao estúdio e régie da ESEC TV. Os participantes aproveitaram para captar muitos momentos à frente das câmaras e do green screen, para além de colocarem as “mãos na massa” com os participantes a simular um momento de entrevista com colegas, num momento em que nem os monitores ficaram de fora.

Foi-lhes explicado a funcionalidade de cada material, viram um teleponto em ação e também a utilização do equipamento da régie, como a mesa de mistura. Do outro lado, na visita â sala de captação e à régie do CIMAV, os participantes puderam ver a sala e tiveram uma explicação sobre a construção da mesma, incluindo explicação sobre os materiais utilizados e o seu desenho, de forma a não prejudicar a captação do som. Também houve tempo para assistir a uma dobragem para português de uma série feita por alunos da ESEC.

Ultimos preparativos antes do espetáculo final

À tarde, o duo Music Sign, composto por Rafaela Silva e Pedro Oliveira, esteve a praticar com os nossos alunos um momento de Língua Gestual Portuguesa, que irá ser interpretado durante o espetáculo de teatro musical, o momento final da academia I Love We. Depois deste momento, seguiu-se o derradeiro ensaio de preparação para a peça e as “cortinas” estavam prestes a abrir.

Pouco tempo depois, nos claustros da ESEC, teve lugar o grande espetáculo por parte dos nossos participantes. Com encenações bem ensaiadas, vozes e melodias afinadas, as interpretações levadas a cabo captaram as atenções de todos os presentes e até daqueles que iam passando nos claustros e ficavam só pela curiosidade.

 

DSC 2037

 

Uma ovação em pé. Uma vénia gigantesca por parte do extenso elenco de jovens estrelas em ascensão. O brilharete pertenceu aos participantes da academia I Love We. As “cortinas” estavam a fechar-se nesta que foi uma academia recheada de momentos divertidos, emoção e muito companheirismo entre todos.

Em jeito de balanço, a professora Joana Fernandes disse ter a certeza que este espetáculo e a academia vão ser “uma recordação especial para todas as equipas” e agradeceu a todos “por uma semana muito boa”, despedindo-se com um “até breve”. Tal como na cerimónia de abertura, o professor César Nogueira marcou presença, desejando que os participantes levassem “memórias que não vão esquecer” da escola e da região de Coimbra, dando os parabéns pela conclusão da academia e pelo espetáculo.

 

DSC 2065

 

Claro que a semana não ficava completa sem o feedback dos protagonistas. Primeiro, conversámos com a Solange Ribeiro, de 16 anos. Para a Solange, a academia fez com que experimentasse “coisas que nunca tinha feito na vida”, como a canoagem, o que foi “uma grande experiência”. Recomenda a experiência a amigos, “mesmo que sejam tímidos”, porque as pessoas ajudam a que fiquem “mais desinibidos”.

Para o Hélio Muafunga, de 19 anos, a academia foi “estimulante e muito divertida”. Gostou de “quase todas as atividades”, mas, tal como a Solange, “adorou a canoagem”, certamente recomendado a experiência no futuro a outras pessoas. “Aprendeu muito” e “finalmente escolheu o que quer seguir na faculdade”.

Uma coisa é certa, a experiência destes dois participantes deixou-os com vontade de “experimentar outras academias no futuro”.

Chegou assim ao final a academia I Love We, uma experiência que foi marcante para todos os que a viveram e que agora voltam para casa, levando na bagagem novas memórias, amigos e experiências para partilhar.